Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DESCARTE E RECICLAGEM DE ELETRO ELETRÔNICOS
Por motivos de: tempo de vida, mal funcionamento  e também pelo desejo do NOVO, acabamos resolvendo adquirir uma nova geladeira em casa.
Ok. Mil pesquisas e tal e, finalmente encontramos a geladeira ideal para casa! Obaaaaaaaaaaaa!! Fiquei felizzzz da vida!!
Ótimo, mas o que fazer com a antiga?
Doar algo quebrado sabiamos que não seria legal pois não tinha mais conserto, a BOSCH não fabrica mais peças para esse modelo....então, a partir daí começamos nossas pesquisas e segue aqui algumas dicas para quem se deparar com esse dilema.
Eu ficava imaginando nossa geladeira lá nos lixões e aterros sanitários, contaminando os lençois subterrâneos ( responsáveis por mais de 90% da água que bebemos), emitindo gases  e substancias tóxicas no ambiente... me sentí muito mal com isso! Proteger e conservar o planeta certamente deve fazer parte de nossos objetivos.
- Correr o risco de contaminar o meio ambiente ou deixá-los mofando no quartinho da bagunça? O que fazer?
De acordo com uma estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas), os brasileiros produzem cerca de 360 mil toneladas de lixo eletrônico como pilhas, baterias, celulares, computadores, eletrodomésticos, CD's, DVD's, lâmpadas e muitos outros, que requerem descarte adequado e especial.
- Algumas empresas aceitam de volta os artigos defasados ou obsoletos (mas não são todas);
- Existem empresas que vão até sua casa retirar e reciclam ou reaproveitam algumas peças, e fazem o  descarte final correto e consciente, que evita danos ambientais, mas eles cobram pelo serviço;
 De acordo com o diretor executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho, os materiais eletrônicos, ao serem descartados, precisam sofrer o que se chama de logística reversa, ou seja, seus componentes devem ser separados e destinados a empresas especializadas que promovam seu reuso. "Essa diretriz faz parte de uma Lei Federal e a Abrelpe firmou algumas parcerias para disponibilizar para a população um sistema de captação e retorno dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos quebrados ou em desuso", explica. 
Por exemplo, foram estabelecidos acordos de cooperação com a Prefeitura do Município de São Paulo, com o Grupo Pão de Açúcar e com a Associação Reciclázaro sobre o estabelecimento de pontos de coleta de lixo eletrônico em vários pontos da cidade.  
Existe também a Associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), que reúne grandes indústrias nacionais e mantém em seu site um cadastro com uma serie de cooperativas no Brasil que recebem e dão destino adequado e ecologicamente correto ao lixo eletrônico.  
Outra lista com os contatos desses centros também pode ser encontrada no site do Instituto Sergio Motta que, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, criou um banco de dados que congrega centros de reciclagem, o "e-lixo maps", atualizado digitalmente. 
Uma saída além de ecológica, socialmente correta, é doar os descartes "high-tech" para uma ONG. 
Infelizmente, não é exclusividade do lixo eletrônico o problema do descarte irregular. Pense: quantas vezes você já viu sofás, camas, armários e outros móveis em avenidas, ruas e praças? Aos móveis assomam-se o entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências e que acarreta muito mais que a degradação da paisagem. O problema ambiental é sério e pode ser percebido, dentre outras formas, durante a temporada de chuvas e a cheia de rios e córregos.
A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Serviços (SES), criou áreas de descarte chamadas Ecopontos. Nesses locais a população poderá descartar até 1 m³ de entulho, podas e móveis, diretamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. 
Mas nem sempre é simples levar os inservíveis – como define o órgão público – aos Ecopontos. Por isso, desde 2005, a Prefeitura promove uma ação gratuita de recolhimento de móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, chamada de Cata- Bagulho

- Chapas de raio x, calculadoras, filtros de linha, celulares, fontes, microondas, geladeiras.. enfim.. TUDOOOOO
Doações e revendas
Se seu eletronico estiver em bom estado, funcionando, pode até precisar de um ajuste aquinou ali...tudo bem, tem muita gente que vai ganhar muito com sua ação do bem, DOE, vale a pena.
Eles retiram em sua residencia / escritório ou seja lá onde for!!!

PARA ONDE DOAR MÓVEIS E ELETRÔNICOS EM BOM ESTADO?

Apae de São Paulo
Para o bazar da entidade são aceitas doações de materiais, entre eles, móveis novos ou em bom estado. Para agendar a retirada ou ter mais informações, entre no site
Casa de David
Aceita todo tipo de doação como roupas de cama ou banho, vestimentas, calçados, móveis, utensílios, eletrodomésticos (mesmo com defeito), material de construção, entre outros. Estas doações, após serem triadas, são disponibilizadas para venda no "Bazar" e na "Loja de Móveis", abertos em dias úteis, na sede da instituição. Entre no site.
Casas André Luiz
Para o bazar da instituição as doações da Grande São Paulo, região de Campinas e Sorocaba são retiradas através de atendimento pelo telefone (11) 2459-7000. A entidade aceita somente móveis em bom estado de conservação
Exercito da Salvação
Para os bazares beneficentes da instituição são aceitas doações de roupas, móveis e outros objetos. Para a retirada dos itens, entre no site:www.exercitodoacoes.org.br
Fundação Abrinq
A Fundação direciona as doações para instituições necessitadas, os maiores beneficiados são crianças e adolescentes. Podem ser doados eletrodomésticos, livros, alimentos, brinquedos e roupas. Entre no site.
Lar Escola São Francisco
O bazar da entidade comercializa produtos doados como móveis em bom estado de conservação. Para doar, entre no site.
Portal da Ajuda
A associação recebe e distribui as doações para instituições previamente cadastradas. Para doar, acesse o site: www.portaldajuda.org.br
Seara Bendita
A instituição espírita aceita doações de roupas novas ou usadas, brinquedos,eletrodomésticos e móveis (em bom estado de conservação) para o bazar. Para doar, entre no site
Unibes
Para o bazar da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social, qualquer tipo de produto em bom estado é aceito como doação (móveis, roupas, acessórios, eletroeletrônicos, livros, utilidades domésticas, objetos de arte, decoração e até material de escritório). Para agendar a retirada ou obter mais informações, entre no site.
Aposto que ao fazer uma dessas ações voce vai se sentir muito bem!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário