Pesquisar este blog

ECONOMIZANDO


[ ECONOMIZANDO NO LAR ]

  • Energia elétrica: 
    O chuveiro elétrico na posição verão, consome perto de 40% menos energia do que na posição inverno. Máquinas de lavar que utilizam água quente, gastam quase dez vezes mais energia do que as que lavam com água fria. Lâmpadas comuns podem ser trocadas por florescentes, que economizam 80% de energia e duram muito mais.
  • Telefone: 
    Aproveite os horários de tarifas menores para fazer seus interurbanos. Informe-se de qual é o critério para os horários à noite, aos sábados após as 14 horas e aos domingos e feriados. Verifique por quantos minutos é cobrando um impulso. Administre esse tempo e os múltiplos dele.
  • Água:
    Lavar a calçada ou o quintal com água durante 15 minutos pode lhe custar quase 300 litros. Se esta atividade for semanal, no mês serão 1.200 litros pelo ralo. Ao invés disso utilize a boa e velha vassoura e quando você achar que não dá pra somente varrer invista numa jateadora residencial, vale a pena.

    Escovar os dentes com a torneira aberta pode levar até 10 litros de água pelo cano da pia. Feche a torneira durante a escovação e economize até 9 litros. A mesma economia pode ser feita durante o barbear, ou lavando o rosto. No mês, dá para chegar em 350 litros de economia.


    Não use o vaso sanitário desnecessariamente, ou para jogar fora lixo ou outro objeto. Se você for reformar o seu banheiro, não se esqueça de optar pelos vasos sanitários com vasos acoplados, que são mais econômicos que as descargas normais. Atualmente já existem também vasos acoplados menores, que consomem 6 litros ou menos, ante os 15 litros dos vasos mais antigos. Mas se você conseguir economizar 1 descarga por dia, em um vaso de 15 litros, a economia mensal seria de 450 litros.

    O preço pago por metro cúbico (m3 ) de água (ou 1.000 litros) varia segundo vários fatores (cidade, bairro, quantidade consumida, etc.), mas para simplificar vamos considerar que seja de R$ 2,00 por m3.


    Além disso, há o custo do tratamento do esgoto, que geralmente é igual ao custo da água. Assim, estes 5.000 litros se transformam em uma economia mensal de R$ 20,00 ! Não parece muito, mas o mais importante é que você estará contribuindo com a natureza também, e isto não tem preço.



Já pensou também no que você pode contribuir para o meio ambiente, para o seu bolso e até para a sua saúde com pequenas ações como:

  • Deixar o carro em casa e caminhar em trajetos mais curtos, ou usar transporte público em trajetos mais longos;

  •  “- Você sabia que ao se utilizar 1 copo de água, são necessários pelo menos outros 2, de água potável, para lavá-lo? Fonte: Sabesp.

  • Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem. Lavar o carro com mangueira com meia volta aberta consome 560 litros de água. Lavar o carro, com balde, apenas uma vez por mês, o consumo é de 40 litros de água.

 Não tome banhos demorados. Um banho de 15 minutos, com chuveiro elétrico, gasta 144 litros de água. Um banho de ducha, por 15 minutos, consome 243 litros de água para quem mora em apartamento.” 





_____________________________________________



[ FAZENDO COMPRAS ]

  • Supermercados:
    Planejar as compras, se possível em vista ao cardápio que será servido dia a dia.Repetir pratos de vez em quando não é ruim e facilita sua vida. Controle os supérfluos. Não vá às compras com fome, com pressa, nos horários de pico - perde-se a paciência e compra-se mal.

  • Feira:
    Descubra o horário em que os preços tendem a baixar. Substitua produtos - se o alface está caro, leve acelga, e assim por diante. Procure pelas verduras e legumes da época. Não utilize apenas de uma barraca, diversifique. Se possível evite montes ou bacias em ofertas. Evite comprar grande quantidade de uma só fruta, porque está barata. Poderá perder boa parte dela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário