Pesquisar este blog

ÁREAS DE LAZER




[ JARDIM ]

ADUBE
Nenhuma planta finca as suas raízes em terra que não é boa. É preciso adubar e deixá-la fértil para que o que for plantado, cresça e dê fruto.

Esse adubo pode ser restos de casca de frutas ou casca de ovos bem picados e misturados à terra. Também pode ser adubo pronto, encontrado em pacotes pequenos nos supermercados. Misture bem a terra para que o ar penetre e deixe-a ainda mais macia.

LIMPE
Nenhum jardim fica bonito e saudável com restos de pedras, folhas secas, gravetos ou ervas daninhas. Faça uma limpeza geral! Retire todos os restos que possam atrapalhar o crescimento das plantas do jardim.

ESCOLHA AS MUDAS
Para compor o seu jardim, serão necessárias mudas de plantas e flores. Mas, cuidado para não sair no prejuízo… Se informe primeiro qual vegetal se adapta melhor ao clima, região e condições em que eles ficarão.

PLANTE AS MUDAS
Para plantar as mudas, escave um buraco não muito profundo na superfície que receberá a planta (a terra) e apenas retire o plástico que envolve a terra abaixo do  caule. Coloque e encubra com o resto da terra em volta. Dê leves batidinhas para ficar mais firme.

CUIDADO! As plantas de caule mais fino tem probabilidade de quebrar. Por isso, coloque ao lado do caule uma vareta de madeira ou um bambu e amarre.

Deixe os dois (o caule e o bambu) amarrados. Isso ajudará a fortalecer o crescimento da planta.

REGUE AS PLANTAS
Sempre equilibre o nível da água. Nem muito, nem pouco. Para regar as plantas, é preferível durante o dia, quando o sol não estiver muito forte.

Se o jardim for pequeno, regue por cima das folhagens, e espere que a água saia pelos furos dos vasos. Não encharque a terra do vaso, pois isso pode sobrecarregar a planta e fazer efeito contrário.

Se for um jardim maior, prefira mangueiras para regar.

PODE
Utilize uma tesoura própria para cortar as folhas secas, retirar as flores murchas e apare as mudas que estão desniveladas. Utilize um parâmetro de altura para ela, e corte nessa altura. Podar e aparar faz com que as plantas fiquem mais bonitas e cresçam com mais força.


CUIDE PARA QUE ELAS FIQUEM SAUDÁVEIS
Compre um inseticida próprio para jardins e passe de vez em quando (uma vez na mês) e aplique para evitar pestes ou insetos que prejudiquem as folhas e plantas.


_____________________________________________

[ PISCINA ]

Todo dia
  • Filtragem
De 4 a 8 horas, de acordo com instruções do fabricante do filtro e após os tratamentos, quando for o caso.

A cada dois dias
  • Controle do cloro
Aplicar à noite, para evitar evaporação. Em piscinas de vinil ou fibra, diluir o cloro antes em um balde com água da piscina. Na manhã seguinte, medir a proporção de cloro livre, que deve estar entre 1 e 3 ppm. Acima e abaixo destes níveis, o uso da piscina deve ser suspenso, pois o cloro deve estar disponível para combater substâncias que venham a aparecer, criando uma barreira contra microorganismos que podem transmitir doenças. Em quantidades excessivas pode causar irritações nas mucosas dos banhistas.

Duas vezes por semana
  • Controle do pH
O pH da água deve ficar entre 7 e 7,4 medido por fita de teste ou kit colorimétrico. Corrigem o pH, os Redutores (ou Barrilha Leve) e os Elevadores de pH (ou Sulfato de Alumínio). Deve ser feito antes de qualquer tratamento químico, exceto nos dias em que forem adicionados à agua produtos com hipoclorito de sódio, dicloros e tricloros. O pH fora do padrão causa irritações nos olhos e pele dos banhistas, danifica o equipamento de filtragem e tira a eficiência do cloro. Repetir o processo se não funcionar.

Uma vez por semana
  • Aspiração
Usar a opção "filtrar" quando houver pouca sujeira; para limpeza mais potente, selecione "drenar". Não usar o cabo diretamente, sem algum acessório na ponta, para evitar danos no revestimento do fundo da piscina.

  • Limpeza das bordas
Usar escovas de cerdas macias ou a parte macia de esponjas de cozinha. Não usar palha de aço ou esponjas ásperas. Usar produtos de limpeza que específicos para piscina ("limpa-bordas"), pois outros contaminam a água. Nunca varrer a sujeira do chão próximo da piscina para dentro da água.

  • Retrolavagem do filtro
Dura 5 minutos. Necessária para manter as boas qualidades do equipamento, livrando-o de resíduos filtrados. A água vai para o esgoto. Após retrolavar, o processo de enxágüe deve ser feito durante 1 minuto para evitar que a água suja volte para a piscina.

  • Algicida
É usado para eliminar algas. Não usar no mesmo dia da cloração.

  • Controle da alcalinidade
Medir com fita de teste ou kit colorimétrico. Deve ficar entre 80 e 120 ppm. Para corrigir, usar "elevador de alcalinidade" e "redutor de pH". O controle da alcalinidade é importante para manter o nível do pH estável. Alcalinidade fora dos padrões danifica o equipamento. Além disso, índices altos causam turbidez na água.

Uma vez por mês
  • Supercloração
Necessária em períodos de muito uso da piscina e após períodos de muita chuva, por causa do acréscimo de água não tratada, e de todas as impurezas que ela traz. A piscina só deve voltar a ser usada quando o cloro livre voltar para os padrões usuais (1 a 3 ppm).

Quando necessário
  • Clarificação e decantação
Realizar a operação após controle da alcalinidade e do pH. Quando a água continua turva, deve-se fazer a clarificação. Durante a filtragem, adicione Clarificador (também é usado Cal Hidratado), que se combinará com as impurezas e se depositará no fundo da piscina. Em casos mais críticos, será necessário aspirar o fundo. Se não houver muita sujeira acumulada, a própria filtragem elimina as impurezas depositadas pelo tratamento químico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário