Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

HIGIENE DE TRAVESSEIROS E COLCHÕES


Neste caso, a palavra chave é: ÁCAROS 
... e pra simplificar: Ácaros domésticos são os maiores causadores de alergias (rinite, asma, dermatite atópica..) O lugar de maior concentração é o quarto de dormir. 

Eu poderia colocar aqui um texto super longo, falando mil coisas sobre os ácaros mas quero ser bem objetiva. 

Para garantir um tempo de vida útil maior, além de fazer bem para sua saúde, vamos aprender a cuidar dos colchões e travesseiros.


  • 1. Troque as roupas de cama semanalmente.

  • 2. Sempre que trocar a roupa de cama, aspire o colchão, dos 2 lados se possível e sempre vire o colchão.

  • 3. Os travesseiros devem ser arejados e “afofados” diariamente e aspirados quando trocada a roupa de cama.

  • 4. Usar protetor de colchão e de travesseiros (existem alguns anti alérgicos).

  • 5. Faça uma higienização profissional a cada 6 meses em seu colchão e troque os travesseiros pelo menos a cada 2 anos.

  • 6. Manter a higiene do travesseiro das crianças é muito importante. Uma das coisas que os pais devem levar em conta na hora de escolher o modelo ideal de travesseiro é a facilidade de manutenção do mesmo: ele tem plástico, capa, é feito de penas? Qualquer coisa pode ajudar ou piorar o fator higiene.

  • 7. Os travesseiros de criança devem ter uma capa ou fronha que possa ser trocada constantemente, e ser lavado pelo menos uma vez por mês. 

EXISTE UMA FÓRMULA CASEIRA PARA AJUDAR (só tenha ciência de que a limpeza efetiva é boa só que não garante que vai ficar 100% sem ácaros, mas vai melhorar muito).

Misture em proporções iguais Lisorform, álcool, vinagre e água.

- Borrife a solução no colchão e travesseiros (sem lençol e fronha) antes de abrir as janelas; só abra as janelas 20 minutos depois.
No caso de apartamentos, sem espaço livre, coloque os travesseiros e os colchões próximos à janela em horário que bata bastante sol e vá virando-os.

Este procedimento faz uma boa higienização, minimizando ácaros e fungos mas a lavagem profissional é indispensável.

Um comentário: