Pesquisar este blog

DICAS DIVERSAS







SUA GARRAFINHA:

Para que ela seja tão boa quanto a água que você bebe é importante:

- Lavar diariamente com água e sabão e deixar de molho por 20 minutos em uma solução de hipoclorito (aquela que a gente usa pra higienizar as verduras) – enxague bem e não ferva!
- Se ela estiver com água, deixe na geladeira.
- Cuidado com o plástico no calor de seu carro, pode liberar substancias muito nocivas.
- Procure uma que tenho bico, pra água não retornar, caso isso aconteça já é considerada contaminada;

A água que chega até nossa casa é potável! Quem afirma isso é o Departamento de Controle de qualidade de água e esgoto da SABESP. – Ela chega na caixa d´água, a partir daí a responsabilidade é nossa.



LIMPEZA DA CAIXA D´ÁGUA:

  


Se você mora em prédio de apartamentos, que tem caixa d’água em comum, quem deve cuidar disso é o síndico, a limpeza é regulamentada por lei (a Lei Municipal 1070/1989 determina que a limpeza seja feita ao menos uma vez por ano, enquanto a Lei Estadual 3.718/1983 obriga a realização da análise a respeito da qualidade da água. Em caso de contaminação, o síndico responderá judicialmente - normalmente isso está OK pois há uma multa caso haja alguma irregularidade.




Em sua casa, a limpeza de caixa d´água deve ser realizada a cada 6 meses.

Veja como:

  • Programe a data da limpeza e avise toda a família para que ninguém acabe abrindo uma torneira por engano.
  • Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a bóia.
  • Esvazie a caixa d’água abrindo torneiras;
  • Armazene água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza
  • O fundo da caixa deve estar com um palmo de água
  • Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.
  • Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.
  • Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.
  • Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por duas horas e use esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico.
  • Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.
  • Não use esta água de forma alguma por duas horas.
  • Passadas as duas horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.
  • Procure usar a primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos.
  • Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar.
  • Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza e na agenda a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada


ÁGUA COM GÁS:


Consuma com moderação, principalmente se tem problemas gastrointestinais.
Para saber se está consumindo quantidade suficiente de água observe sua urina, quanto mais concentrada, mais você precisa tomar água, a coloração deve ser clarinha!

FILTROS:


Existem vários tipos.
Escolha o ideal pra você:

- Filtro Ionizado
- Filtro por Osmose Reversa
- Carvão ou Carbonato Ativado
- Cerâmica
- Por destilação

Atenção para o prazo de validade! A água mineral não vence, mas o recipiente sim!

Galões:
São um problema, como são reutilizáveis não se sabe como são armazenados, se são higienizados, como são higienizados, podem contaminar a água.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário