Pesquisar este blog

CUIDANDO DAS ROUPAS


[ ORGANIZAR LAVAGEM DAS ROUPAS ]

Roupas bem lavadas e bem estendidas facilitam a vida na hora de passar. 

O ideal é separar as roupas claras das escuras, separar as que precisam de uma atenção especial como manchas, lingeries, roupa de cama, toalhas, deixe tudo separadinho.


  • Roupas mais delicadas devem ser lavadas em saquinhos para lavagem (vende em qualquer supermercado).
  • Panos de prato devem ser fervidos em água e sabão em pó para retirar toda a sujeira e gordura. Ou utilize um produto que tire gordura e não precise de calor.
  • Camisas devem ser esfregadas à mão nos colarinhos, axilas e punhos.
  • Roupas de cama lave em separado, pode lavar junto com as toalhas de banho, pijamas.
  • Cuidado com roupas que soltam tinta, faça um teste antes molhando a peça e espremendo, se sair tinta lave separado das outras e jogue sal para diminuir o desbotamento.
  • Peças de tecido mais delicados nunca vão à máquina.


Para estender, use o mínimo de pregadores, pois eles marcam e deformam a roupa, você pode usar cabides.

Algumas roupas devem ser lavadas à mão como as de seda e lã e estendidas para secar e não penduradas.

Procure juntar o máximo de roupas (sem saturar a máquina, claro!) para aumentar a vida útil da máquina e economizar energia. Não use excesso de sabão em pó e amaciante, isso não é garantia de roupa cheirosa! . O excesso destes produtos pode provocar manchas, desbotamento e até mesmo um cheiro ruim e nas toalhas ele diminuir o poder de absorção.

Cuidado ao manipular cloro, ele pode amarelar as roupas brancas, o ideal é usar um sabão líquido específico para roupas brancas. As roupas escuras não precisam ficar muito tempo de molho, elas podem desbotar.

_____________________________________________

[ MÁQUINA DE LAVAR - ENTENDA UM POUCO ]

FUNÇÕES DE LAVAGEM
  • Programas de lavagem: 
    Máquinas automáticas têm vários programas que garantem a lavagem mais adequada para cada tipo de roupa como jeans, cobertor, roupa íntima, edredom entre outras. Esses programas regulam nível de água, tempo de centrifugação e outras funções, contribuindo para que suas roupas durem mais e saiam inteiramente limpas.

  • Ciclos de lavagem:
    São partes menores dos programas de lavagem com ações determinadas como, por exemplo, um ciclo só para lavar, só para enxaguar, só centrifugar etc.

  • Níveis de água:
    Essa função regula o nível de água que vai na cuba. Alguns modelos de lavadoras até mesmo indicam a melhor dosagem de sabão e o nível de água de acordo com a quantidade de roupa (volume) que você colocou no cesto para lavar. 

  • Molho:
    Modelos mais atuais tem molho misto, ou seja, realizam várias agitações em pequenos intervalos de tempo, misturando melhor a roupa com água e sabão. Isso aumenta a eficiência na remoção da sujeira. Pois a água passa em diferentes sentidos pelas fibras do tecido.

  • Funções inteligentes:
    Algumas máquinas realizam cálculos que fazem ajustes automáticos no nível de água, tempo de lavagem e centrifugação, alcançando resultados melhores gastando menos energia;

  • Funções de enxágue:
    A retirada do sabão e amaciante é feita de diversas maneiras hoje em dia. Alguns modelos tem o chamado jato limpante que é um sistema de enxágüe com características especiais para uma melhor remoção do sabão das roupas. Seu funcionamento se dá através da liberação jatos de água que eliminam todo o resíduo de sabão da lavadora. Em alguns modelos existem também a programação de um ou mais enxágues extras para remoção completa do sabão.

  • Funções de centrifugação: 
    Em alguns modelos você pode escolher até quatro velocidades diferentes deste processo. Em outros existe a função de centrifugação econômica, garantindo a mesma eficiência, mas com pausas durante a centrifugação para uma maior economia de energia.

_____________________________________________

[ DICAS PARA PASSAR ROUPA ]

Decifrando a etiqueta:


O cuidado com suas roupas de cama, mesa e banho são importantes para que elas fiquem bonitas por muito mais tempo. Para isso, respeite as instruções que estão na etiqueta do produto.             

Acumule a maior quantidade possível de roupas a serem passadas. Nunca deixe o ferro ligado sem necessidade. Após desligá-lo aproveite o calor para passar roupas leves. 

Para facilitar, separe as roupas juntando calça com calça, camiseta com camiseta, roupas íntimas, meias.. deixando tudo organizado. Quando tirar do varal procure dobrar, não amontoar. Não deixe que amasse muito, assim na hora em que for passar ficará mais fácil.

Algumas roupas devem ser passadas no avesso se não elas ficam com brilho. Se não quiser passar no avesso, use um pano fininho sobre a peça. Para passar roupas de algodão procure usar o ferro a vapor ou então umedeça-as com uma água de passar ou com água mesmo no borrifador.

Separe as roupas mais grossas das mais finas e na hora de passar ajuste a temperatura de acordo com as roupas. Comece pelas roupas difíceis de passar (camisas!).

A tabua de passar é muito importante nessa hora sendo que dá o encaixe para passar calças e mangas de camisas também, 

Para limpar seu ferro de passar roupa é muito simples, você precisa apenas de uma vela, uma esponja de aço, um pano úmido, água com sabão de coco e uma escova de dente.

Quando o ferro ainda estiver morno, passe a vela no fundo. Coloque a esponja de aço em cima de um pano e passe o ferro em cima como se estivesse passando roupa, até que fique limpo. Depois que o ferro estiver frio, passe um pano úmido, molhado com água e sabão de coco.

Com uma escova de dente tire a sujeira das frestas. 

É importante lembrar que esse processo é eficiente apenas em ferros que não possuem o revestimento de teflon. Para esses casos a limpeza deve ser feita com o ferro frio, com um pano seco e bem macio.

Você pode passar roupas com um vaporizador, é fácil, tira a cara de amarrotado mas não deixa perfeito. Também é ótima opção para quem tem pouco espaço em casa.

_____________________________________________


Um comentário:

  1. Obrigado pelas dicas, vou usar todas aq em casa kkk ja q minha esposa me obriga a lavar a roupa

    zattini é confiavel

    ResponderExcluir