Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

COMO CUIDAR DE SEUS PANOS DE PRATO





O pano de prato é um acessório de uso diário na nossa cozinha. E por isso, nem sempre permanece limpo por muito tempo.

Basta enxugarmos um único prato, que já fica úmido e ao cozinhar a sujeira já começa a se manifestar e a engordurar o tecido, os panos de prato também são lugares ótimos para as bactérias se instalarem.

Sempre tenha 02 a 03 panos disponíveis em sua cozinha:


- um para a louça

- um para as mãos ou pegar panelas quentes..

- um para a pia (há controvérsias!).


Um pouco sobre o pano de pia: sempre fica úmido e prolifera muita bactéria.

A dica é: Use um apoio apropriado para lavar suas panelas (vende em supermercados, de silicone, transparente) e seque a pia com um rodinho.

Ou

- use panos de pia descartáveis.

Continuando:

- quanto mais vezes utilizamos os panos, mais eles se desgastam e adquirem uma nova coloração: o indesejado “amarelado”. No entanto, é na hora de lavá-los que damos início ao sofrimento do “esfrega, esfrega”, que na verdade, não é tão eficaz quanto parece, pois o amarelo sempre permanece.

E para eliminar de vez essa constante, vamos ensiná-la a lavar seus panos de prato de modo que voltem a ficar lindos e branquinhos, como se fossem novos.

DICA 1
Na hora de lavar os panos de prato: lave-os sempre separados dos panos de limpeza geral da casa (os de chão, paredes, banheiros, etc.);

DICA 2
Troque os panos de prato diariamente. Você terá uma quantidade maior de panos para lavar, mas certamente eles não estarão encardidos e você se protege de bactérias comuns na cozinha. O ideal é juntar algumas peças para lavar uma única vez na semana. Mas conserve-os secos em um cesto separado das demais roupas da casa.

DICA 3
Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela (separe uma panela só pra isso!) com um pouco de detergente de cozinha (caso não tenha manchas) ou com um pouco de vinagre. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.

DICA 4
Para os tecidos manchados, coloque de molho por 30 minutos em 25 ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água. Peças com barrados bordados, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco. Depois, lave-o novamente.

DICA BOA
Procure de alguma forma identificar os panos. Os mais felpudos para as mãos, os mais grossos para a louça; ou então faça uma sinalização no pano, um bordado, uma fita de uma cor para cada função...

Utilizo panos de prato brancos e atoalhados para o dia a dia,  panos de prato com barrado e outros detalhes para as mãos "limpas" e paninho descartáveis para a pia e gorduras respingadas.

Crie!! Isso pode ser até divertido!

Devido ao uso constante sugiro que seus panos sejam substituídos com frequência.
Ficou com alguma dúvida?? Pode perguntar!!!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Os meus panos estao nojentos!todos msnchados e encardidod! como faco pra tirar o mofo deles!help!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tirar mofo de pano basta deixar de molho na agua sanitária com um copo de açucar

      Excluir
  3. JOGA FORA NO LIXO E COMPRE OUTRO. COMPRE UNS BARATOS PARA USO E OS MAIS CAROS DEIXA SÓ PRA ENFEITAR A COZINHA.

    ResponderExcluir
  4. ADOREI AS DICAS SOBRE COMO UZAR OS PANOS DE PRATOS, PRICIPALMENTE OS BARRADOS, VOU FALAR PARA MINHAS FREGUEZAS SOBRE COMO LAVÁ-LOS.

    ResponderExcluir
  5. Dicas sobre panos de pratos são sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  6. Sempre deixo um balde com água e sabão em pó, e álcool... vou colocando os panos após usar e num dia derterminado da semana jogo na máquina...

    ResponderExcluir
  7. Sempre deixo um balde com água e sabão em pó, e álcool... vou colocando os panos após usar e num dia derterminado da semana jogo na máquina...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela ajuda...Tenho vários panos de prato, motivo do amarelado, pois custo muito para usar todos, hoje fui verificar e fiquei horrorizada..vou usar as dicas..

    ResponderExcluir
  9. Os com manchas, para fervê-los, deixa-se de molho como vc falou, antes?

    ResponderExcluir