Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROBLEMAS COM MOFO / BOLOR

Mofo ou bolor é a designação comum que se dá a fungos que não tomam forma de cogumelos, vivem principalmente em lugares úmidos e escuros.

Bolores crescem sobre pão velho, frutas podres, couro, madeira, papel e muitos outros materiais.

Certos tipos de bolores podem causar mal à saúde humana. No entanto, algumas espécies desses fungos são benéficas, sendo muito utilizadas na produção de queijos, como o gorgonzola, e em medicamentos, como a penicilina.

Recentemente houve um caso de um casal de artistas de Hollywood, que morreu por causa de um tipo de mofo na residência... Primeiro ele, depois ela...

Jesuis!!!!! Que perigo!

Além de cheirar mal, o mofo deixa marcas feias no teto das casas, paredes com umidade, dentro de armários, espelhos, papéis antigos e documentos guardados, sapatos, roupas, livros... Enfim.

Acho melhor irmos direto ao ponto!!

Vamos acabar com isso! Como? Veja as dicas:

- Armários: Se o caso está muito pesado, você se descuidou, não percebeu.... misture água e água sanitária e passe nos locais do armário que estão manchados (veja no post sobre o uso do vinagre, ali tem algumas dicas) – limpe e deixe aberto para ventilar. Se for uma coisa decorrente você deverá deixar diariamente aberto até encontrar o motivo da umidade e resolver.

- Use sílica gel. Compre 1 kg, faça pequenos sachês transparentes e distribua nos locais úmidos – existem desumidificadores à venda nos supermercados, mas garanto que com esta ideia você vai economizar $ e não vai ter aqueles frascos plásticos pra jogar fora. Use no lugar de cal, giz, carvão..

O sache deverá ser transparente para controle da coloração, assim que mudar de cor está na hora de reciclá-los. E é aí que vem o mais legal: desfaça os saches e coloque a sílica no forno em um refratário por apenas 10 minutos.. E pronto, pode reutilizar!

Bom, além disso, só pra não dizer que não falei..

  • Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos, são indicados 15 minutos diários.
  • O giz nas gavetas diminui a umidade e o cheiro de mofo também sumirá, após uma semana.
  • Procure sempre a causa das infiltrações que originam o mofo. 
  • Se o mofo estiver em suas paredes: Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a paredes.
  • Se o mofo estiver em suas roupas: coloridas: umedeça a peça com suco de limão. Em tecidos sintéticos: lave a roupa com leite e enxague com água. 

Se ficar com alguma dúvida, fale com a gente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário